Longa-metragem thriller de ação

Meados do século XIX, o filme conta a história de Teresa (33), uma escrava fugitiva, que vive escondida, em uma fazenda da Igreja, que surpreendentemente esta sendo vendida, para proprietários de terras da Bahia, que pretendem levar os escravos, para a colheita do cacau.

Um habeas corpos impetrado por Adam Fenix, negro abolicionista, de origem inglesa, provoca um processo na corte, quando Teresa irá lutar com todas as suas forças, para validar, por parte da igreja, a liberdade dos escravos da fazenda.

Depois da emancipação do Estado do Paraná, antes pertencente a São Paulo, novas Leis que visavam recolher mais impostos para o Império Brasileiro, proibiram que igrejas e ordens filantrópicas desenvolvessem atividades comerciais, e é nesse momento, que a casa comercial Taker & Gavião adquiri a fazenda Capão do Iapó, dos frades da igreja.

A surpresa dos representantes da casa comercial foi encontrar mais de 300 escravos vivendo na fazenda, já que na escritura constavam apenas 23, o que modifica totalmente os planos de Guilherme Taker, que com a ajuda da polícia da capital, Curitiba, invadem a fazenda. Os escravos liderados por Teresa e Firmino, eles se defendem dando golpes de capoeira, Teresa luta com todas as suas forças, mas quando Firmino e capturado, ela parte a cavalo, para o Rio de Janeiro, para encontrar tropeiro Julião, que a poderá levar até o frade Jonas, para colher as assinaturas nas cartas de liberdade e assim poder salvar os todos os escravos.

Camilo Gavião capataz de Guilherme Taker, ao perceber a fuga de Teresa, sai atrás de seu encalço, a viagem será muito tortuosa para Teresa, Camilo consegue alcança-la em São Paulo, e a luta entre eles quase leva Teresa a morte, mas ela consegue fugir. Camilo, mesmo ferido, consegue continuar a perseguição até o Rio de Janeiro, quando já com as carta na mão, Teresa terá que lutar novamente contra ele, e mesmo muito ferida, consegue acabar com a vida de Camilo.

No porto de Paranaguá, o juiz Efrem Martins assume o caso, e depois de dois meses de audiências na corte, Teresa quando se aproxima de Paranaguá, ela é atacada por Virgílio, Capitão do mato, contratado por Guilherme, que rouba as cartas de liberdade e a deixa quase morta, depois de tomar vários socos e pontapés.

Os advogados Adam Fenix, representando os escravos e Lúcio Viana, representante dos novos proprietários conseguem fazer um acordo, alforriar os escravos e oferecer trabalho remunerado nas lavouras de cacau da Bahia, atendendo assim aos interesses de todos envolvidos no processo.

Teresa e Firmino permanecem em Paranaguá e passam a trabalhar com Adam na luta pela promulgação da Lei que libertará todos os escravos, no final Teresa e Firmino voltam a fazenda e vão emboscar e matar Virgílio.

Filme de longa-metragem, 120 minutos, colorido, sonoro.

O projeto de desenvolvimento de roteiro de filme de longa-metragem.

Inspirado em fatos reais.

Argumento do produtor de John DiBartolo.

Contato

[email protected]

Compartilhe: