O início da trajetória do piloto brasileiro Nelson Piquet, tricampeão de F1 nos anos 80, é contada a partir do olhar de seus antigos amigos, mecânicos e garagistas.

O filme nos conta sobre um momento imediatamente anterior de sua vida. A história da formação desse ídolo, desde quando ainda era um ilustre desconhecido, participando de corridas escondido de sua família em Brasília no início dos anos 70, até a conquista de seu primeiro título mundial em 1981.

Um filme feito de graxa!

Antes de se tornar um piloto de automobilismo reconhecido em todo mundo, Nelson Piquet era apenas Nelsinho. Um menino de classe média alta de Brasília na década de 1960. Nesse tempo, tinha como hábito participar de corridas clandestinas nas largas avenidas de uma capital recém inaugurada e brigar com seu pai, um tradicional político de Pernambuco. Mas em poucos anos, tudo vai mudar.     

Imagens de arquivo, entrevistas e acervos familiares mostram como uma sucessão improvável de acontecimentos o levou rapidamente a conquistar o mundo. E enquanto reconhecemos esse gênio do esporte a motor tentamos entender como ele se transformou no Nelson Piquet do século XXI.  

A cinebiografia do piloto Nelson Piquet, tricampeão de Fórmula 1, bem poderia ser um documentário laureado de vitórias e histórias a respeito de sua astúcia técnica e mecânica – competências que fizeram diferença na primeira metade da década de 1980.

Imagens de arquivo, acervos de família, tomadas em super 8 mostram o jovem Piquet desde sua chegada em Brasília (1969) até a consagração de seu primeiro título. São imagens de fundo de garagem, pegas e rachas no Eixo Monumental, churrascos na casa dos amigos e parceiros. Em seu conjunto, essas imagens nos contam um pouco sobre a jovem cidade de Brasília desses anos e também sobre a história do automobilismo no país: seus pequenos campeonatos amadores, a profissionalização do setor.

Filme documentário de longa-metragem, 90 minutos, colorido, sonoro, com orçamento de 1,5 milhões de reais.

O projeto de filme de longa-metragem está sendo estruturado, para captar pelo Fundo Setorial do Audiovisual, em parceria com distribuidoras e Canais SVOD.

Direção de Gabriel F. Marinho

Contato: +5521 97158 0776

[email protected]

Transmídia

Compartilhe: