“A Pele da Terra” é uma jornada artística que estimula o público a refletir sobre a diversidade musical e a extrema fragilidade do nosso mundo. Concebemos a performance audiovisual de forma a ser apresentada tanto no palco tradicional como em domos geodésicos que proporcionam uma imersão audiovisual de 360º.

“A Pele da Terra” é um espetáculo multimídia (música, cinema e dança), que celebra a riqueza da economia criativa, entrelaçando as tradições musicais brasileiras com as mais recentes inovações digitais para forjar uma experiência singularmente imersiva e interativa. Inspirando-se na obra “La peau fragile du monde” de Jean-Luc Nancy, este espetáculo mergulha na vulnerabilidade palpável de nosso mundo, tecendo um diálogo entre a autonomia tecnológica emergente e a crise ecológica premente. Essa interseção cria um espaço onde passado, presente e futuro se encontram, promovendo uma reflexão profunda sobre nossa relação com o planeta. Empregando tecnologia audiovisual avançada e sistemas de comunicação digital, como os códigos QR, o espetáculo amplifica a interação com o público, convidando os espectadores a se engajarem ativamente na narrativa e na performance. Ao fusionar arte e tecnologia, o projeto não apenas abre novas perspectivas estéticas e conceituais, mas também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão social, gerando oportunidades de emprego em uma ampla gama de setores, desde a produção artística até a gestão cultural, e reforçando os alicerces da economia criativa.

Veja o PDF completo do projeto:

A Pele da Terra

https://drive.google.com/file/d/1MaFh7B-Lkol1wb8D229OCz_Fv6shN5gt/view?usp=sharing

“A Pele da Terra” é estruturada em 65 minutos e 13 cenas, com um elenco que inclui quatro cantores (2 sopranos e 2 barítonos), quatro instrumen7stas (clarinete/clarone, violoncelo, piano e percussão), dois violeiros (viola de 10 cordas), e três bailarinos. Estes ar7stas, agrupados em duplas performá7cas, representam a riqueza das tradições musicais brasileiras, personificando tanto a presença física quanto virtual. Suas interações, aliadas à tecnologia de sons eletrônicos e projeções de vídeo imersivo, cria um caleidoscópio de personagens e situações narra7vas, refle7ndo a rica tapeçaria cultural do Brasil. Através dessa estrutura, “A Pele da Terra” promove uma experiência transversal, tecendo laços entre o tradicional e o contemporâneo, o local e o global, e destacando a complexidade e a interconexão do mundo atual. Os cantores e instrumen7stas, membros do “Núcleo Hespérides – Música das Américas”, enriquecem o espetáculo com a diversidade da música clássica e contemporânea. A dupla de violeiros, oriundos de tradições populares sertanejas, e o trio de bailarinos que trazem as tradições corporais indígenas e afro-brasileiras, adicionam camadas de expressão contemporânea e ancestral, ampliando o diálogo entre diferentes épocas e culturas

Contato

Reinaldo Volpato

e-mail: [email protected]

Whatsapp: +55 17 99771-4504

Referência artística

Equipe

Reinaldo Volpato – Diretor de Cinema e TV

Paulo C. Chagas – Músico e Compositor

Compartilhe: