Perguntas Frequentes

Como envio uma ideia de conteúdo audiovisual e de produto transmídia?

Primeiro você precisa escolher como quer colaborar e fazer uma assinatura na plataforma. De play e faça seu login, em seguida você receperá um email, como instruções para confirmar sua assinatura.

O que é Match Funding?

São fundos proporcionais de desenvolvimento de projetos, que se multiplicam a partir que um primeiro colaborador acredite no projeto e realize o investimento.

No caso da Filmjoin, quando um colaborador da plataforma investe R$ 1,00, bancos e fundos de desenvolvimento e patrocinadores multiplicam o investimento em até 05 vezes.

Assim para cada R$ 1,00 arrecadado por um projeto estas instituições investirão até R$ 5,00.

Como funciona o HackAthon Filmjoin?

É um evento intensivo, com o objetivo de criar, desenvolver e validar conteúdos e produtos audiovisuais com potencial de mercado e público alvo. O evento é uma oportunidade para produtores, espectadores e marcas anunciantes de reunir-se, compartilhar, maturar e validar seus projetos de conteúdo, produtos digitais e produtos transmídia, formar times e criar planos de negócio viáveis com vistas ao seu desenvolvimento, produção e programação da plataforma.

Como funciona o processo de Open Innovation da Filmjoin?

O processo de inovação aberta para produção e entrega de conteúdos e produtos audiovisuais é um processo continuo da Filmjoin, que promove ideias, argumentos, roteiros, projetos em desenvolvimento, produção e lançamento, mostras de audiovisual, eventos multimídia e produtos transmídia, norteado por dados de inteligencia artificial, que são gerados pela colaboração, a fim de melhorar o desenvolvimento dos conteúdos e dos produtos, integrar o Branding das marcas com espectadores e produtores e aumentar a audiência e o valor agregado conteúdos, produtos e serviços. Ela é a combinação de ideias internas e externas, com o objetivo principal de gerar dados e resultados que beneficiem todos colaboradores envolvidos.

Qual a diferença entre Branded Entertainment, Branded Content e Product Placement?

Os conteúdos de marca são uma poderosa ferramenta de comunicação publicitária, que conjuga o entretenimento com uma marca num determinado formato.

O objetivo principal é dar às marcas a oportunidade de promoverem a sua identidade, os seus produtos ou os seus serviços, junto dos seus públicos-alvo de um modo direcionado e impactante. Combinando o conteúdo dos formatos com os objetivos das marcas, os conteúdos de marca criam e estimulam laços entre as empresas e os consumidores, ativando a comunicação através do entretenimento. É uma forma de acabar com a divisão entre o comercial e o entretenimento.

O Branded Entertainment é uma forma de interação direta com o consumidor. As vantagens desta inovadora ferramenta são que o consumidor tem total controle sobre sua experiência com a marca. E, por apresentar uma carga emocional muito mais intensa do que as tradicionais, faz com que a marca permaneça por muito mais tempo na mente do consumidor e quase sempre de uma maneira positiva, o Branded Entertainment o consumidor é o protagonista de seu show, exemplo disso é contar histórias reais dos consumidores de um produto ou serviço em formato de Stories do Face Book e Instagram ou curtas metragens no You Tube e exibi-los nas redes sociais como conteúdos de entretenimento e não de publicidade.

O Branded Content são sequências e ou cenas de conteúdos de marca inseridos em filmes, séries, games, vídeos e outros produtos audiovisuais, que demonstram as qualidades e benefícios de produtos e serviços da marca, mas não contanto uma história de consumo transformada em entretenimento e sim mostrando seus benefícios diretos, como por exemplo na cena final do filme Náufrago, quando o personagem funcionário da FEDEX, mesmo depois de ter sofrido um acidente de avião e ficar um ano perdido em um ilha desertar vai entregar a encomenda em um lugar remoto! O avião da FEDEX pode cair, mas sua encomenda será entregue! Ou no filme Green Book, quando o Cadillac azul ferve na estrada, e o personagem completa a água do radiador. O Cadillac ferve, mas não te deixa na mão! Estes exemplos mostram a diferença entre Branded Entertainment, que é transformar a publicidade em histórias para entreter e emocionar e o Branded Content, que é valorizar os benefícios e qualidades do produto ou serviço em formatos audiovisuais já conhecidos do público espectador.

Em ambos os casos a relação marca-consumidor é fortalecida, mantendo-se em um nível alto de consideração e fidelidade. É também uma forma de se diferenciar e sobressair em relação às outras marcas, altamente eficaz para marcas novas no mercado. Alinham-se os valores da marca aos do consumidor e, a partir disto, faz a escolha dos canais de comunicação mais interessantes para o público alvo.

Os produtos e serviços já não são simplesmente colocados. Eles são transformados em conteúdo de entretenimento abrindo caminho para o possível estabelecimento de uma ligação emocional mais forte com o consumidor.

Não devemos, entretanto, confundir o Branded Entertainment ou Content com estratégias de Merchandising, nas quais a marca apenas patrocina o conteúdo.

Muitos confundem Branded Entertainment ou Content, como Product Placement, onde um determinado produto ou serviço é consumido no contexto do conteúdo audiovisual.

O Product Placement pode ser definido como a inserção de produtos ou serviços, seja por meios audiovisuais ou citações, também nas produções de entretenimento, mas sem valorizar os benefícios e qualidades da marca, que o Branded Content promove.